Caio Beck

4 de mai de 20172 min

Peneiras da Sabedoria (Sócrates)

Atualizado: 17 de out de 2022

As 3 Peneiras da Sabedoria

Certa vez, um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que precisava contar algo sobre alguém. Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou:

– O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

– Três peneiras? – indagou o rapaz.

– Sim! A primeira peneira é a Verdade. O que você quer me contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, mas não tem certeza da sua veracidade, a coisa deve morrer aqui mesmo.

– Suponhamos que seja verdade. Deve, então, passar pela segunda peneira: a Bondade. O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? 

– Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a Necessidade. Convém contar? Resolve alguma coisa? Melhora a comunidade? Pode ajudar o planeta?

Arremata Sócrates:

– Se passou pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo!

Observação do autor: Sócrates é conhecido como um dos mais importantes filósofos da história e embora inúmeros ensinamentos advenham de suas provocações, ele nada escreveu. Os registros platônicos e xenofonteanos, são os mais fiéis, porém, devido à sua ‘discrição’ muita coisa sobre Sócrates é de cunho hermenêutico, ficando portanto, na interpretação.

Sendo assim, é válido questionarmos tudo, inclusive a própria história sobre as 3 Peneiras da Sabedoria. Sócrates, sem dúvidas, era conhecido pelo uso de analogias e metáforas, então provavelmente faz sentido que tenha usado as peneiras para fazer-nos entender essa reflexão sobre o ‘filtro’ daquilo que nos dizem.

Destacamos que nos registros platônicos essas analogias e metáforas são comumente encontradas, desde cavalos alados e a alma humana (Fedro), mosquitos que incomodam os cavalos (Apologia), enxames de abelhas e a virtude (Mênon), o uso de pássaros e a gaiola vazia, para relacionar com os conhecimentos presos ou soltos (Teeteto), assim como, a questão de relacionar a profissão de sua mãe (parteira), com a importância de parir o conhecimento dos indivíduos (Maiêutica).

Gostou das (3) Peneiras da Sabedoria? Comente! Já passou por uma situação em quê a informação que você possuía precisou ‘passar’ por elas? Bem, se a resposta for não, acredito que agora irá. 

Se você gosta de Sócrates e das suas provocações, te sugerimos acompanhar os lançamentos da nossa Editora. Em breve, teremos uma obra com o título "A influência do pensamento socrático na educação de adultos." Enquanto isso, você pode adquirir um dos nossos livros já disponíveis.

Buscando outros artigos para reflexão? Sugerimos: Sociedade dos Poetas Mortos; Por que não gostamos da sala de aula? Política, Filosofia e Educação

Quer conhecer mais a respeito de Sócrates e suas provocações? No Curso Avançado de Andragogia (360h) temos um módulo sobre as raízes da Andragogia e falamos bastante de Sócrates por lá. Te convido a conhecer.


Para referenciar o artigo, utilizar:

– Beck, C. (2017). As Peneiras da sabedoria de Sócrates. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/peneiras-da-sabedoria/