Noutro momento escrevi por aqui sobre a Aprendizagem por Observação, que está muito relacionada com o tema de hoje: Aprendizagem Social (Bandura), idealizada pelo psicólogo canadense Albert Bandura e trata-se de uma teoria muito influente no aprendizado do ser humano, em qualquer idade e em diversos contextos.
Quem é Albert Bandura?
Antes de focarmos nos conceitos, é interessante que você saiba que Bandura é um dos 10 psicólogos mais citados do mundo, e faleceu com 95 anos, em 2021. Acrescento ainda que é vencedor de inúmeros prêmios, todos listados em seu site pessoal: http://www.professoralbertbandura.com/albert-bandura-awards.html
Em 1961, Bandura fez um experimento com o João-Bobo (em inglês: Bobo Doll), aquele boneco que você bate e ele volta, sabe? Nesta investigação, o foco era perceber como as crianças reagiam ao ver alguém agredindo (fisicamente e verbalmente) o brinquedo inflável. Uma das lições deste experimento é que ao perceber que os adultos não eram punidos ao agredir, as crianças repetiam o comportamento agressivo. Por mais que o estudo tenha sido realizado com crianças, o adulto tende a seguir o mesmo caminho, tendo sua aprendizagem influenciada pela observação do comportamento dos outros e de suas consequências.
A Aprendizagem Social
Se você (aluno) entra em uma sala de aula, escolhe um lugar e assim que inicia a formação, percebe que todos os seus colegas ignoram o professor e concentram-se em seus celulares, o quanto isso te influencia? Ainda, sempre que o professor fala algo, os seus colegas (o da direita e o da esquerda) resmungam, balançam a cabeça e falam ‘é tudo bobagem, nunca vou usar isso’, como isso te afeta? É nessa linha que Bandura estuda o quanto os indivíduos causam efeitos uns nos outros na questão da aprendizagem, seja de forma negativa, como positivamente.
Mesmo que você diga que não é uma pessoa ‘influenciável’, saiba que o meio social afeta sim o seu comportamento. Nos dois exemplos que dei acima, não digo que você também pegará o seu celular ou de imediato passará a criticar o professor, mas algumas reações serão provocadas internamente em ti.
“Ué, que estranho ninguém prestar atenção.”, “Por que será que isso acontece?”, “Será que o professor é ruim mesmo?”, “Meus colegas estão desrespeitando o professor e nada acontece”.
A questão é que o ambiente de aprendizagem é um influenciador, e quando não estamos confiantes, realizados ou satisfeitos com o meio, uma barreira é criada e dificulta a absorção de novos conhecimentos.
Levamos agora para o lado positivo, uma sala de aula onde você chega e estão todos participativos, alegres, compartilhando suas experiências, respeitando as opiniões alheias e o clima é extremamente positivo. Estamos falando daqueles encontros que quando você chega em casa, costuma desabafar com alguém próximo:
“Nossa, hoje a aula foi incrível”.
Por que isso acontece? Para que algo desperte a nossa atenção, ao ponto de querermos fazer parte, as experiências diretas precisam apresentar benefícios, ou seja, consequências positivas.
Se eu, como observador, me encontro em um ambiente de aprendizagem onde as experiências e as histórias de vida são respeitadas, onde todos falam por igual e ninguém é o ‘dono da razão’, me sinto estimulado a querer fazer parte deste grupo, de agir como eles. Percebo que ali estão aprendendo, o grupo está feliz, está claro o resultado. Da mesma forma que, se em uma empresa estão todos alinhados, com os mesmos objetivos e com valores em comum, há um ambiente de maior atração, aonde vou querer fazer parte, e quem sabe observar (e por que não imitar?) aquilo que está funcionando.
“O aprendizado é bidirecional: nós aprendemos com o meio e o meio aprende e se modifica graças às nossas ações.” Bandura
Reflexões a partir da Teoria da Aprendizagem Social
Cabe aos educadores, tornar o método de ensino mais ativo, com sentido e voltado às necessidades dos aprendizes. De acordo com Bandura, e talvez isso seja muito óbvio, quanto mais interessante o modelo observado, maiores as hipóteses do indivíduo prestar atenção e aprender mais. Se a proposta didática gera resultados e as consequências daquilo que está sendo ensino me faz sentido, é claro que vou querer fazer parte. Quando a postura do educador é humilde e positiva, assim como, as ferramentas utilizadas, o método avaliativo e outras ações educativas são claramente eficazes, gera atenção dos aprendizes e consequentemente, retenção, reprodução e motivação, que são as etapas do processo de modelagem de acordo com o psicólogo canadense.
Grande parte do nosso modelo mental reflete coisas apreendidas e repetidas, que despertam interesse desde quando é percebida uma eficácia coletiva. Os adultos aprendem muito uns com os outros, em situações onde eles se sintam confortáveis em partilhar saberes e se comunicam na horizontal. Aprender em conjunto é, inclusive citado pela Unesco, como um dos pilares da educação do século XXI. É fácil? Talvez nem tanto, mas deve ser uma das competências do educador atual, que busca envolver seus aprendizes.
A Aprendizagem Social não acontece somente no ambiente acadêmico ou empresarial. A todo momento observamos, mesmo que de forma inconsciente, comportamentos, seja num filme, na reunião familiar, em um encontro com os amigos, e aquilo que aparenta ser eficaz tem grande chance de ser replicado. Quem nunca se encantou com a forma de falar de alguém, observou com toda atenção e depois tentou imitar?
Da mesma forma como aprendemos com as atitudes de nossos pais, das pessoas que nos inspiram e daqueles que impactam positivamente nossas vidas. Estamos em constante aprendizado, e saiba você, que quase tudo que aprendemos durante a vida não saiu dos livros e nem foi transmitido pelo professor, e sim, dos meios em que estamos (ou estivemos) inseridos.
Com base nisso tudo, surgiu a tão conhecida Teoria Social Cognitiva e a própria Aprendizagem por Observação, influenciado assim a investigação de nomes como Miller, Dollard, Whitehurst, Baldwin, Gewirtz, etc. Para finalizar, deixo um vídeo (que você encontra no Youtube) onde Bandura comenta sobre aquele experimento feito com crianças que assistiram as agressões no João-Bobo, um trabalho realizado ao lado de Neal Miller e John Dollard:
Para referenciar o artigo, utilizar:
– Beck, C. (2018). Aprendizagem Social de Albert Bandura. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/aprendizagem-social-bandura/