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Think-pair-share

Você já ouviu falar de Think-pair-share? É uma estratégia de aprendizagem colaborativa, na qual os aprendizes trabalham juntos para resolver um problema ou para responder a uma reflexão feita em sala de aula. Ela funciona muito bem na educação de adultos!


No primeiro momento (think), os aprendizes pensam individualmente sobre um tópico abordado pelo(a) educador(a). Acontece, no segundo momento (pair), a discussão com um(a) parceiro(a), que maximiza a participação e envolve os aprendizes na compreensão do que está sendo proposto na formação. Normalmente essa partilha é feita em pares, mas não é uma regra. Depois disto, no terceiro momento (share), compartilham as suas ideias/opiniões com os demais colegas.



A ferramenta de Think-pair-share, também conhecida como TPS, incentiva o pensamento crítico e o processamento profundo sobre determinado saber. Além disso, ajuda os aprendizes a desenvolver suas habilidades de comunicação, encorajando-os a falar e compartilhar suas ideias com os seus pares/iguais, de forma horizontal. Isso é fundamental na abordagem andragógica!


Na verdade, a ferramenta pode ser aplicada de muitas maneiras diferentes. Uma maneira é incentivar os aprendizes, como comentado acima, a trabalhar em pares fixos (aluno A, com aluno B; aluno C, com aluno D). Será uma troca entre dois aprendizes, de igual para igual. Depois disto, eles compartilham as suas ideias com o restante da turma. Esse é o modelo mais clássico de aplicação do TPS.


Outra maneira é fazer um rodízio destes pares. Ou seja, o aluno A compartilha com o aluno B. Depois disto, o aluno A compartilha com o aluno C, enquanto o B compartilha com o D, e por aí vai. Isso faz com que os aprendizes tenham contato com o maior número possível de ideias e percepções sobre um mesmo tema e vão estruturando melhor as suas próprias ideias a partir do contato individual com cada um dos colegas.


A beleza da educação dos adultos é essa possibilidade de troca, de reconhecer no outro algo que preenche uma lacuna no próprio aprendiz. "Poxa, é verdade. Eu não tinha pensado nisso", "Faz sentido, gostei", "Nossa, eu tinha interpretado o oposto", "Esse conceito eu não tinha, obrigado".



Além disso, essa estratégia permite ao aprendiz ver/sentir como os outros aprendizes interpretam a informação que ele transmite, ou seja, o ajuda a desenvolver um senso crítico sobre a sua habilidade de transmitir aquilo que sabe. Afinal, uma coisa é 'saber sobre algo', outra coisa é 'saber transmitir esse algo'. Você concorda? E se estamos falando de alunos adultos, essa é uma ótima preparação para a vida, tanto pessoal como profissional, pois iremos nos deparar com esse desafio fora da sala de aula.


É muito semelhante ao método socrático, que é um estilo de ensino que envolve fazer perguntas aos aprendizes, gerar reflexões e esperar que eles apresentem suas próprias respostas. O Think-pair-share difere no fato de envolver dois alunos, trabalhando juntos, para responder a uma determinada pergunta, em vez de um aluno responder por conta própria.


Outra questão importante é que, além de encorajar o pensamento mais profundo e crítico, incentiva os estudantes a articularem suas respostas antes de compartilhá-las com os demais colegas. TPS também permite aos aprendizes, que podem não ser capazes de responder imediatamente, devido a barreiras linguísticas, timidez, medo ou outras razões, tempo para processar seus pensamentos e formar uma resposta mais bem estruturada.


Ah, tem mais! A resposta não será dada diretamente ao educador, que por muitas vezes se coloca numa posição 'top-down', autoritária, como se estivesse avaliando toda e qualquer resposta que lhe é dada. A partilha será entre iguais, entre seus pares, outros adultos que estão ali, por diversos motivos, numa situação de aprendizagem.


Perceba que não é uma tutoria entre pares, vai além disso. Porque num primeiro momento, esse aluno pensa sozinho. Olha para dentro e conversa consigo, sobre o que entendeu, ou não, sobre aquilo que foi proposto pelo(a) educador(a). Só depois é que ele irá compartilhar os seus pensamentos, com um ou mais colegas. Na verdade, ao mesmo tempo em que essa ferramenta trabalha a aprendizagem colaborativa, também incentiva o autoconhecimento, por isto essa estratégia é tão eficaz.


Com TPS, os aprendizes desenvolvem um pensamento crítico à medida que aprendem a avaliar os pontos de vista de outras pessoas. Isso também é muito útil! Aprender a viver com os outros, a viver juntos. Esse é um dos pilares defendidos pela UNESCO e que faz todo o sentido na educação de adultos.


Por fim, valer destacar que o papel dos educadores, ao utilizar essa estratégia de aprendizagem, é iniciar com a provocação. Pode ser, inclusive, a apresentação de um tema, a leitura de um texto, uma atividade prática, enfim... o conteúdo. Neste caso, o conteúdo assume um papel secundário. A ideia central é fazer com que os aprendizes adultos compartilhem, uns com os outros, as suas percepções, opiniões, experiências e conhecimentos prévios sobre o tema. Muito andragógico, não?!


Espero que você tenha gostado! Deixe o seu comentário aqui embaixo, sobre o que achou do Think-pair-share, e nos encontramos em breve, em outro post. Até lá! =)

 

Para referenciar o artigo, utilizar:

Beck, C. (2023). Think-pair-share. Andragogia Brasil. Disponível em: https://www.andragogiabrasil.com.br/think-pair-share

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