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Técnica Jigsaw na educação de adultos

A educação de adultos requer abordagens que reconheçam a experiência prévia e promovam a participação ativa dos aprendizes. Neste artigo, exploraremos a aplicação da técnica Jigsaw na educação de adultos, destacando sua relação com os princípios da andragogia e oferecendo sugestões práticas para educadores.


A técnica Jigsaw é uma estratégia de ensino que promove a aprendizagem colaborativa e a interdependência positiva entre os alunos. Desenvolvida por Elliot Aronson na década de 1970, inicialmente para promover a cooperação entre estudantes de diferentes origens étnicas nas escolas, essa abordagem foi adaptada para uma variedade de contextos educacionais, incluindo a educação de adultos.


Segundo Aronson (1978), a técnica Jigsaw envolve dividir o conteúdo de aprendizagem em partes específicas e atribuir a cada aluno a responsabilidade por se tornar um especialista em uma dessas partes. Posteriormente, os alunos se reúnem em grupos heterogêneos, onde cada membro é especialista em um tópico diferente. Durante a interação em grupo, os alunos compartilham suas áreas de especialização, ensinando uns aos outros e construindo um entendimento coletivo do conteúdo.


 

"Jigsaw", em português, significa "quebra-cabeça". O nome "Jigsaw" foi escolhido para essa técnica pedagógica porque ela envolve a divisão do conteúdo de aprendizagem em partes específicas, assim como as peças de um quebra-cabeça. Cada aluno se torna responsável por dominar uma parte do conteúdo, assim como uma peça de um quebra-cabeça, e depois compartilha esse conhecimento com os colegas para que juntos possam construir uma compreensão completa do assunto. O termo "Jigsaw" reflete essa ideia de montagem de diferentes partes para formar um todo coeso, o que é o objetivo final da técnica.


adultos montando quebra

David W. Johnson e Roger T. Johnson, na obra intitulada "Learning Together and Alone: Cooperative, Competitive, and Individualistic Learning", fornecem uma base teórica para a técnica Jigsaw ao destacar os benefícios da aprendizagem colaborativa. Eles argumentam que essa abordagem promove um ambiente de aprendizagem positivo, onde os alunos se ajudam mutuamente, desenvolvem habilidades sociais e melhoram a retenção do conhecimento.


Na educação de adultos, a técnica Jigsaw é particularmente eficaz devido à ênfase na autonomia e na experiência prévia dos alunos. Por meio da colaboração e da participação ativa, os adultos têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos prévios, desenvolver habilidades de comunicação e contribuir significativamente para o processo de aprendizagem. Ao integrar essa estratégia com os princípios da Andragogia, os educadores podem criar ambientes de aprendizagem dinâmicos e envolventes, capacitando os alunos a alcançarem o sucesso pessoal e profissional.


 

Princípios da andragogia envolvidos:


  • Autonomia: A técnica Jigsaw permite que os adultos assumam a responsabilidade por sua própria aprendizagem. Ao dividir o conteúdo em partes específicas e atribuir a cada aluno a responsabilidade por se tornar um especialista em um tópico, os alunos exercem controle sobre seu processo de aprendizagem.

  • Experiência Prévia: A técnica Jigsaw reconhece e valoriza a diversidade de experiências e conhecimentos dos alunos adultos. Ao trabalharem juntos para compartilhar seus conhecimentos especializados, os alunos têm a oportunidade de contribuir com suas experiências únicas para o processo de aprendizagem.

  • Aprendizagem Ativa: A técnica Jigsaw promove a participação ativa dos alunos, incentivando-os a se envolverem na discussão e na resolução de problemas. Isso está alinhado com o princípio da Andragogia que destaca a importância da aprendizagem baseada em experiências práticas e relevantes.


Portanto, ao adotar a técnica Jigsaw, os educadores andragogos podem criar ambientes de aprendizagem que são centrados no aluno, valorizam a experiência prévia e promovem a participação ativa e a colaboração. Essa abordagem está em consonância com os princípios da Andragogia, capacitando os alunos adultos a alcançarem o sucesso pessoal e profissional através de uma educação significativa e engajadora.


Para finalizarmos esse post, trago algumas sugestões práticas de aplicação:


  1. Planejamento estruturado: Divida o conteúdo em partes específicas e designe cada parte a um grupo de alunos. Certifique-se de que as partes sejam de tamanho adequado e igualmente importantes para garantir a interdependência entre os grupos.

  2. Estímulo à colaboração: Estabeleça um ambiente de colaboração incentivando a comunicação e o compartilhamento de ideias entre os grupos. Os educadores podem orientar os alunos a fornecer feedback construtivo e a trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns.

  3. Avaliação formativa: Utilize a técnica Jigsaw como uma oportunidade para avaliação formativa, observando a participação dos alunos, a compreensão do conteúdo e a capacidade de aplicar o conhecimento em diferentes contextos.

  4. Reflexão e feedback: Após a conclusão da atividade, reserve tempo para que os alunos reflitam sobre sua experiência e forneçam feedback sobre o processo. Isso permite que os educadores ajustem a abordagem conforme necessário e ajuda os alunos a desenvolverem habilidades metacognitivas.

Posso dizer que a técnica Jigsaw é uma ferramenta poderosa na educação de adultos, pois promove a colaboração, a autonomia e a participação ativa dos alunos. Ao integrar essa abordagem com os princípios da Andragogia, os educadores podem criar ambientes de aprendizagem dinâmicos e significativos, capacitando os alunos a alcançarem o sucesso pessoal e profissional.

 

Para referenciar o artigo, utilizar:

Beck, C. (2024). Técnica Jigsaw na educação de adultos. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/tecnica-jigsaw-na-educacao-de-adultos

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