top of page

Técnica dos 6 chapéus do pensamento

Você já ouviu falar sobre a técnica dos 6 chapéus do pensamento? Criada pelo psicólogo e escritor inglês, Edward Bono, se trata de uma técnica de pensamento criativo que busca estimular a análise e solução de problemas de forma mais eficiente e inovadora.


Essa ferramenta consiste no uso de seis chapéus imaginários, cada um com uma cor distinta, que representam diferentes formas de pensar e abordar um determinado assunto. É considerada uma ferramenta de comunicação e raciocínio muito eficaz, totalmente útil e aplicável em qualquer formação.


Vamos conhecer cada um dos chapéus?


O primeiro chapéu, de cor branca, representa a objetividade e a busca por fatos e informações concretas. Ao usá-lo, o objetivo é reunir todas as informações disponíveis sobre o problema ou situação em questão.


O segundo chapéu, de cor vermelha, é utilizado para a análise emocional do assunto em questão. Nesse momento, é possível explorar as emoções e sentimentos envolvidos no problema e avaliar as possíveis reações que podem surgir.


O terceiro chapéu, de cor preta, representa o pensamento crítico e negativo. Ao usá-lo, o objetivo é avaliar os possíveis obstáculos e desafios que podem surgir na solução do problema, buscando identificar fraquezas e pontos de melhoria.


O quarto chapéu, de cor amarela, é usado para o pensamento positivo e otimista. Nesse momento, é possível pensar em soluções criativas e possíveis de serem integradas, buscando explorar as oportunidades e possibilidades de sucesso.


O quinto chapéu, de cor verde, é usado para o pensamento criativo e inovador. Ao usá-lo, o objetivo é buscar soluções novas e inovadoras, desafiando as formas tradicionais de pensar e agir.


Por fim, o sexto chapéu, de cor azul, é utilizado para a análise do pensamento como um todo. Nesse momento, é possível avaliar todas as ideias e soluções geradas, buscando avaliar qual é a melhor opção para a situação em questão.



As vantagens em adotar a técnica:

Ao utilizar a técnica dos 6 chapéus do pensamento, é possível estimular o pensamento criativo, analítico e crítico, buscando explorar todas as possibilidades de solução para um determinado problema. Além disso, essa metodologia permite uma análise mais completa e abrangente da situação, considerando diferentes perspectivas e abordagens.


É possível usar a técnica dos 6 chapéus na educação de adultos? Com certeza. Por exemplo: numa roda de conversas, você pode convidar os aprendizes a usar o chapéu preto para avaliar os pontos fracos de uma abordagem ou, ainda, usar o chapéu verde para propor soluções criativas para um problema que foi debatido entre o grupo.


Nesta mesma roda de conversa, os aprendizes podem, ainda, ser convidados a usar o chapéu vermelho para expressar suas emoções sobre um tema que foi apresentado, assim como, usar o chapéu branco para apresentar fatos e informações objetivas sobre o mesmo tema. Com isso, teremos um debate mais robusto e com participação ativa dos adultos.


Qual é a sua opinião sobre a técnica? Deixe nos comentários.

 

Para referenciar o artigo, utilizar:


Beck, C. (2023). Técnica dos 6 chapéus do pensamento. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/técnica-dos-6-chapéus-do-pensamento

bottom of page