top of page

A aprendizagem é um processo de descoberta

A aprendizagem é um processo de descoberta, uma jornada e uma experiência que nos ajuda a conhecer melhor a nós mesmos e aos outros. É também um caminho para nos tornarmos mais confortáveis com quem somos enquanto indivíduos em constante desenvolvimento.


Já comentei algumas vezes neste blog, que a andragogia defende que os adultos aprendem melhor quando são participantes ativos em seu próprio aprendizado. Eles precisam estar motivados, envolvidos e interessados no que estão aprendendo. Inclusive, destaco que esta jornada deve ser divertida! Para tornar esse processo divertido, a única coisa que você precisa saber é que não há problema em não saber tudo.


Cada momento de descoberta revelará uma 'passagem secreta' para um novo mundo. Na verdade, há um mundo inteiro de descobertas esperando por você. Em cada momento de descoberta, há um caminho que te leva a um lugar onde você nunca esteve antes e a cada caminho vem uma nova perspectiva. Essa é a beleza da aprendizagem!



Eduard Lindeman, Malcolm Knowles e tantos outros andragogos defendem que a educação dos adultos deve ser voltada para a vida. Concordo com eles! Na verdade, a própria vida é a escola do adulto. Desta forma, precisamos nos concentrar em maneiras de tornar a aprendizagem mais envolvente, útil e aplicável para esse público. As metodologias ativas trabalham neste sentido, valorizando a autonomia do aprendiz, direcionando o conteúdo para as suas realidades e possibilitando a descoberta de lacunas a serem preenchidas por cada indivíduo.


A fim de alcançar os melhores resultados, os alunos adultos devem ter permissão para aprender de forma autônoma. Aprendemos que este é um ingrediente-chave para a aprendizagem em adultos. Esta aprendizagem autônoma lhes permite descobrir coisas novas e fazer conexões que talvez não tenham feito de outra forma.


Neste processo de aprendizagem, os adultos não estão apenas adquirindo mais conhecimento e desenvolvendo novas habilidades, vai muito além. Na verdade, estão expandindo suas visões de mundo e refinando as suas ideias e percepções. Todo adulto carrega com ele a sua bagagem, com as experiências, os conhecimentos prévios, enfim, tudo aquilo que ele trilhou até aquele momento. Em sala de aula, ele faz uma análise de toda a sua história de vida e relaciona com o saber que está sendo apresentado.


Infelizmente muitos educadores não compreendem essa possibilidade de descoberta. Alguns, inclusive, até dificultam a aprendizagem, pois, inibem a curiosidade dos aprendizes ao propor um modelo unilateral de comunicação. Isso, sem dúvida, leva à desmotivação. Mas, sabemos que a motivação para aprender é algo que todos os adultos possuem, resta saber qual é o motivo de cada indivíduo.


Ao invés de nos concentrarmos nos métodos tradicionais de ensino e aprendizagem, devemos encontrar maneiras de incutir em nossos alunos um sentimento de curiosidade, não somente sobre o conteúdo, e sim sobre o mundo em que o aluno adulto está inserido. Os alunos aprenderão mais e prosperarão quando sua curiosidade estiver engajada, não ditada por um livro didático ou pelo(a) professor(a).


A andragogia orienta os adultos a tomar decisões que são certas para eles e lhes permite viver suas vidas com desafios e um senso de autoconfiança. Portanto, para finalizar, saiba que você pode aprender o que quiser. Tudo o que é necessário é um interesse genuíno, um pouco de tempo e uma atitude positiva. Que você tenha ótimas descobertas e se divirta neste processo! =)

 

Para referenciar o artigo, utilizar:

Beck, C. (2023). A aprendizagem é um processo de descoberta. Andragogia Brasil. Disponível em: https://www.andragogiabrasil.com.br/aprendizagem-processo-de-descoberta

bottom of page