top of page

Como incentivar o adulto a aprender?

Aqui no site já debatemos muitas vezes o assunto de aprendizagem na fase adulta. Vários autores defendem a ideia de que um adulto é motivado a aprender somente em duas situações: quando surge uma necessidade ou quando desperta o interesse que somente a aprendizagem vai satisfazer. Te convido a refletir sobre outras possibilidades de como incentivar o adulto a aprender?!


Por muitas vezes o descaso pela aprendizagem quando já se é adulto, é motivado pela falta de incentivo do educador em entender as necessidades de auto direção de um estudante adulto e principalmente pelas diferenças individuais entre os seres humanos com o aumentar da idade.


Segundo o educador americano Eduard Lindeman, a educação de adultos precisa ser organizada através de situações e não de disciplinas, sendo que estas deveriam ser introduzidas apenas quando necessário. Um aspecto importante na educação de adultos é a humildade do educador perante ao aluno, pois deveria portar-se como igual.


Tentar ensinar uma ou mais disciplina ao adulto é ter que convencê-lo que o mesmo não possui o devido conhecimento e que deve se aprimorar para que se torne um conhecedor ou especialista naquilo que se propõe. A grande barreira que os educadores encontram no dia de hoje é que os alunos adultos não enxergam a necessidade do aprendizado, nem mesmo de que forma tudo aquilo que já viveram pode agregar na sala de aula.


Em seu livro O Significado da Educação de Adultos (The Meaning of Adult Education), Lindeman cita que os textos e os professores têm um papel secundário neste tipo de educação, a importância maior deve ser dada ao aprendiz. O conhecimento trazido pelo professor e a experiência trazida pelo adulto, devem se unir e propiciar aprendizagem, nesse caso, para ambas as partes.


“Nosso sistema acadêmico se desenvolveu numa ordem inversa: assuntos e professores são os pontos de partida, e os alunos são secundários. (…) O aluno é solicitado a se ajustar a um currículo pré-estabelecido. (…) Grande parte do aprendizado consiste na transferência passiva para o estudante da experiência e conhecimentos de outrem (…) nós aprendemos aquilo que nós fazemos. A experiência é o livro-texto vivo do adulto aprendiz.” 

Resumindo, como incentivar o adulto a aprender? Para a maioria dos autores que defendem o uso da Andragogia como uma ferramenta didática em sala de aula, o conceito principal é despertar o interesse do adulto, fazendo-o entender que é possível aplicar o conhecimento adquirido em sua vida, tanto pessoal, social, como profissional.


Ao utilizar os conceitos andragógicos como uma ferramenta didática é possível ao educador ensinar disciplinas, assim como também orientar o adulto na busca de novos rumos de caráter prospectivo, que levem à ideia de aperfeiçoar e progredir.


Professora em Sala de Aula
Professora em Sala de Aula

E na sua opinião, como incentivar um aluno adulto a aprender? Comente abaixo.


Temos um Curso de Andragogia, compartilhando a história andragógica e uma das aulas é totalmente dedicada ao Eduard Lindeman. Nesta e nas demais aulas, tratamos a todo momento sobre como envolver e motivar o aluno adulto.

 

Beck, C. (2014). Como incentivar o adulto a aprender? Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/como-incentivar-o-adulto-a-aprender

bottom of page