top of page
Foto do escritorCaio Beck

Alunos adultos, aprenda sobre eles

Quem atua na educação, sabe que o ser humano é previsível. Os alunos adultos, principalmente, possuem muitos vícios que em sala de aula podem atrapalhar bastante o desenvolvimento no aprendizado. Veremos nesse texto, algumas dicas para que o educador aplique os conceitos andragógicos e obtenha melhores resultados de sua turma.



É importante que ao iniciar a sua aula, o conteúdo esteja claro para os alunos adultos, a fim de evitar que após 1 hora de “falação” as pessoas ainda não entendam a mensagem que você quer transmitir. Seja objetivo, apresente as informações e conhecimentos que serão transmitidos, os principais capítulos e busque despertar o interesse dos alunos logo no início. Essa ação de interesse pode ser despertada a partir do momento em que os alunos adultos se sentem desafiados, portanto antes de iniciar as minhas aulas, sempre faço algumas perguntas óbvias relacionadas ao tema principal e que os alunos acreditavam ter a resposta.


Em um treinamento para a uma empresa no setor de transporte ferroviário, onde a maioria dos participantes ocupavam o cargo de chefia, logo no início da aula apresentei o conteúdo programático do curso e percebendo que não havia despertado a atenção dos alunos adultos, lancei uma pergunta relacionada ao tema principal (Gestão): "Quem de vocês já ouviu falar de Percival Farquhar? O que ele não conseguiu fazer, que o primeiro presidente da empresa de vocês fez e deu certo?"


Após a pergunta, vi que alguns olhos dos alunos adultos se arregalaram, pois ninguém sabia quem era essa pessoa e qual mensagem eu passaria com esse exemplo. Não estava no conteúdo, mas com a história que contei do empresário americano que com 40 anos de antecedência já havia elaborado o que a Companhia Vale do Rio Doce precisava fazer, foi o suficiente para que eu pudesse relacionar o acontecido com todos os temas que seriam abordados no treinamento e então, ter conseguido a atenção dos alunos talvez pelo fato deles terem ‘pensado em silêncio’: Como eu não sabia disso?


Para fecharmos esse primeiro texto sobre dicas e macetes para conhecer os alunos adultos, o mais importante é explorar as experiências dos aprendizes e fazer com que eles se sintam a vontade em compartilhar. Não seja aquele professor que lança a pergunta e em 2 segundos a responde! Faça perguntas direcionadas, aponte, se aproxime e atraia o aluno para o ‘seu time”.


Perguntas do tipo:


“João, sei que você trabalha com recursos humanos. Nos diga, como é na sua empresa a questão de recrutamento e seleção. Aposto que você tem ótimas experiências para compartilhar!“;
“Maria, eu vi no seu currículo que já morou e trabalhou fora do país. Para quem nunca foi, nos diga como é lá as entrevistas de emprego. Tem algo que falamos em sala de aula, que lá é diferente?”

Os alunos adultos preferem se sentir em uma conversa, do que em um interrogatório, mas não se esqueça, eles querem ter a sensação de que estão aprendendo ou ensinando algo. Sempre que fizer uma pergunta, depois que o aluno responder, explique o motivo da questão e trabalhe a resposta dele, assim ele se sentirá valorizado e voltará a participar.

 

Para referenciar o artigo, utilizar:

Beck, C. (2016). Alunos adultos, aprenda sobre eles. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/alunos-adultos/

bottom of page